sábado, 29 de setembro de 2012

Sobre motos, fuscas e sinais vermelhos


Como diz a música de Caetano Veloso: "Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos e perdem os verdes, SOMOS UNS BOÇAIS"
No meu modo de ver nada demonstra, de forma mais clara e explicita a boçalidade de nossa atual sociedade do que o transito. E quando digo transito, me refiro a todos os usuários, sejam motoristas ou pedestres e, em uma visão mais ampla, todas as pessoas, pois, em maior ou em menor grau, todos nos locomovemos, das mais diversas formas e, portanto, participamos, direta ou indiretamente do transito.
Porém, face ao total caos em que nos encontramos, nem percebemos isso, nos acostumamos com o “carnaval na zona” e achamos tudo normal, pois “é assim que as coisas são”. Eu mesmo não percebia, até que comecei a me tornar um observador amador do comportamento humano.
Faça uma experiência, tente atravessar uma rua qualquer na faixa de pedestres e fique esperando o sinal ficar vermelho para os carros, como, em tese, todos deveriam fazer, e observe as pessoas. Garanto que mais de 95% delas, senão todas, sequer reparam no sinal e olham apenas pra rua, isso quando olham. Muitas atravessam a rua sem sequer olhar pra cima, muitas sequer olham pra rua e a atravessam como se estivessem desfilando numa passarela em Milão, falando ou digitando no celular, se locomovendo entre objetos metálicos de várias toneladas em alta velocidade, numa espécie bizarra e arriscada de Frogger (um antigo videogame) na vida real, com acidentes e mortes também reais.
A bem da verdade, a maioria dos pedestres sequer se dá ao trabalho de ir até a faixa de pedestres, mesmo que ela esteja a alguns metros e atravessam a rua em qualquer lugar, por qualquer brecha deixada pelos carros, alguns atravessam rindo e gentilmente pedindo passagem .
Assim alçamos a tão desejada igualdade, pois, atravessando a rua em qualquer lugar, vemos pessoas comuns, mendigos, engravatados, possivelmente advogados, talvez até mesmo juízes ou legisladores, pais com crianças, mulheres grávidas ou com carrinhos de bebes, estudantes de nível médio, ou mesmo universitários, protestando por melhores condições de ensino, e desta forma mostrando claramente a real e urgente necessidade de tal melhoria, pessoas com dificuldades motoras, idosos, muitos também com dificuldades motoras, policiais militares e guardas municipais do "Rio em ordem", cena que me faz lembrar a fase surrealista de Salvador Dali, e por ai vai, todos auto‑legitimados pela correria imposta pela vida moderna na cidade grande.
E caso algum motorista buzine, será xingado. E o pior, a mesma pessoa que atravessa fora da faixa e com o sinal verde para os carros, muitas vezes também é motorista e quando esta dirigindo, fica puto com os pedestres atravessando em qualquer lugar.
Agora faça outra experiência, mas para essa você precisa estar dirigindo, mas faça com cuidado. Quando o sinal ficar amarelo, reduza e pare seu veiculo, coisa que, em tese, todos deveriam fazer. Muito provavelmente, ou melhor, com certeza, o motorista atrás de você vai ficar puto e talvez até mesmo te xingar, pensado "se esse viado tivesse acelerado, dava pra passar", o que provavelmente é verdade, mas ao contrario do entendimento comum, o sinal amarelo indica:  reduz que o sinal vai fechar e não acelera pra caralho senão você vai ficar preso por alguns segundos no sinal vermelho.
Outra experiência, quando estiver dirigindo, pare em um sinal vermelho numa rua pouco movimentada e sem que qualquer pedestre esteja atravessando, pode ser na frente de uma escola onde crianças estudam como, em tese, todos deveriam fazer sempre. Pode ter certeza que a maioria dos motoristas vão, se possível, passar direto pela outra pista, e se não for possível, vão te xingar, ou até mesmo ficar buzinando para que você avance o sinal. Isso já aconteceu comigo, mais de uma vez.
Agora, coloque um radar num sinal que as coisas mudam, todos os motoristas viram suíços e sequer ousam tocar na faixa de pedestre ou mesmo passar a marcha antes que o sinal fique completamente verde. Ai ninguém esta com pressa pra chegar ao trabalho e jogar paciência ou para chegar em casa e ver alguém xingando alguém que a enterrou viva. Como crianças mal educadas, só obedecemos as regras, quando existe uma punição clara e efetiva para seu descumprimento, no caso, multas, senão, vamos levando essa zona de qualquer jeito.
Obviamente os prefeitos, governadores e até mesmo o presidente, tem sua parcela de responsabilidade, pois em muito locais não há faixa de pedestre aonde deveria, algumas estão tão apagadas que o motorista não consegue saber onde deve parar, em muitos locais os sinais não funcionam ou estão quebrados e por ai vai. Não estou me referindo a esses casos, mas sim às situações onde tudo está certo e as pessoas simplesmente não respeitam nenhuma das regras de transito e, porque não dizer, de convivência pacifica em sociedade. O transito apenas serve como exemplo de nosso egoísmo e de nossa incapacidade de vivermos numa sociedade minimamente organizada.
Quando um motorista avança um sinal vermelho porque está com pressa, ou quando um pedestre atravessa a rua em qualquer lugar pelo mesmo motivo, além do fato de estarmos arriscando nossas vidas e colocando a de outros em risco, o que essa pessoa esta dizendo é: "Que se fodam os outros, meu tempo é mais importante que o seu" ou "Que se fodam as leis e os direitos coletivos, estou atrasado e isso é mais importante".
E a vida segue, em marcha lenta, num transito caótico, onde todos reclamam, todos somos vitimas, todos somos culpados, todos avançam seus sinais vermelhos e, obviamente, perdem os verdes. Sábio Caetano. SOMOS UNS BOSSAIS!!! E milhares morrem por ano devido a essa boçalidade.

somosunsbossais.blogspot.com.br
somosunsbossais@gmail.com
@somosunsbossais
Facebook somosunsbossais

Nenhum comentário:

Postar um comentário